Em parceria com universidade americana Colégio São Luís oferece viagem de estudos

Em 2013, os alunos do Ensino Médio poderão viajar para conhecer a Creighton University em Nebraska

O trabalho em rede e a internacionalização são assumidas como prioridade pelos colégios jesuítas no mundo inteiro. No Colégio São Luís (CSL), desde 2009, existe o projeto São Luís Universidades. Por meio dele, já foram firmados parcerias com diversas instituições de Ensino Superior dos jesuítas em vários países.

Em 2013, o Colégio São Luís em parceria com a Creighton University (Universidade Jesuíta de Omaha, Nebraska – EUA) oferecerá aos alunos interessados da 2ª série do Ensino Médio, a oportunidade de uma viagem de estudos e aprofundamento pessoal na mesma linha dos projetos de “Estudo do Meio”, existentes no Ensino Fundamental II e na 3ª série do Ensino Médio.

A Creighton University foi escolhida por estar localizada longe dos polos turísticos e ser hoje um importante centro econômico e agrícola, além de possuir uma importância histórica para a conquista do oeste dos EUA, Omaha dispõe de toda a infraestrutura necessária para o bom desenvolvimento do projeto, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 9 de junho deste ano. A Creighton é uma das melhores universidades dos EUA e a melhor do meio-oeste americano (Best Colleges US News).

O programa foi desenhado especialmente para o Colégio São Luís e tem como focos: oficinas para o aprimoramento da língua inglesa; maior conhecimento da sociedade norte americana; aulas e palestras comparando as culturas brasileira e estadunidense; orientação vocacional; palestras sobre o sistema educacional norte-americano com visitas a escolas; palestras sobre sustentabilidade, energias renováveis e visitas a empresas inovadoras nesse campo de pesquisa; reflexões críticas sobre sociedade de consumo e responsabilidade intergeneracional, e aprofundamento da formação acadêmica e humana de característica inaciana e jesuíta. Os cursos serão dados por professores do CSL e da Creighton University.

O programa foi cuidadosamente desenhado em parceria com o coordenador da 2ª série do Ensino Médio, Marco Antonio Dias da Silva e o responsável pelo projeto São Luís Universidades, Tuna Serzedello em visita à Omaha. O resultado dessa parceria vai além dos alunos, envolvendo a possibilidade de cursos de formação e intercâmbio de professores, trabalho integrado de formação cristã e voluntariado, além da troca de experiências virtuais.

Saiba mais sobre a Creighton University no site: http://www.creighton.edu/

Adaptado de: Colégio São Luís