50 anos de ordenação do Padre Henrique Munáiz Puig

Na Companhia de Jesus desde 1948, o jesuíta, nascido na Espanha, conta um pouco de sua trajetória e de sua vocação

Neste mês de Dezembro, Padre Henrique Munáiz Puig, residente em Montes Claros, norte de Minas Gerais, completa 50 anos de Ordenação Sacerdotal. Ele ingressou na Companhia de Jesus em 1948, quando tinha apenas 16 anos. Confira abaixo uma breve entrevista sobre sua trajetória como jesuíta.

 

Como o senhor soube que queria fazer parte da Companhia de Jesus ainda tão jovem?

Eu morava na Espanha e estudava em um colégio dos jesuítas, em Salamanca. Quando terminei o secundário já sabia que queria ingressar para a Companhia. O Colégio teve muita influência nessa decisão. O contato com as obras dos jesuítas me fez perceber minha vocação.

São muitos anos de estudos até a ordenação. O senhor fez todas as etapas na Espanha?

Estudei um pouco na Espanha, mas em 1956 fui enviado ao Brasil. Fui, primeiro, para o Colégio Anchieta no Espírito Santo. Depois para Juiz de Fora e também estudei no Colégio Loyola, em Belo Horizonte. Fiz parte do curso de Teologia em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul e um ano em Ipatinga.

Conheceu muitas cidades brasileiras, principalmente em Minas Gerais. Como chegou a Montes Claros?

Logo depois que fui ordenado, ainda em Ipatinga, fui convocado para uma missão em Montes Claros. A cidade já possuía uma paróquia, mas havia a necessidade de formar outra no bairro Cintra. Fiquei muito feliz com o chamado.  Além das atividades da paróquia, trabalho com o Círculo de Trabalhadores Cristãos, que é um trabalho social que oferece cursos profissionalizantes e creche.

Depois disso, o senhor permaneceu em Montes Claros?

Sim, moro aqui (em Montes Claros) desde 1966 e me sinto muito grato por ter tido esta oportunidade. A comunidade é muito acolhedora.

Como se sente completando 50 anos de ordenação?

Sinto muita gratidão por Deus ter me dado perseverança, muita gratidão pela Companhia de Jesus e pelo povo brasileiro, cheio de fé, sempre disposto a ajudar. Estou muito feliz por ter seguido este caminho.