Sanfra participa de Campanha pelo Haiti


A comunidade educativa do Colégio São Francisco Xavier (Sanfra) deu uma aula de solidariedade. Sensibilizados pela realidade do Haiti, país que sofreu com um forte terremoto em 2010, causando grande destruição, alunos, funcionários, professores, pais e ex-alunos somaram esforços e arrecadaram R$5.055,15 para a Campanha Ignacianos por Haiti. O valor será totalmente revertido para o Projeto Fé y Alegria Haiti.

Desde o ano passado, o projeto visa a construção de escolas no país, garantindo acesso à educação de qualidade para os pequenos haitianos vítimas da exclusão social. Através da educação, Fé y Alegria acredita que pode ajudar o Haiti a se tornar um país mais justo e solidário.

Em 2011, o Sanfra arrecadou cerca de R$3.200,00, e contribuiu de forma significativa para a primeira fase do projeto, que consistiu na construção da sede do Fé y Alegria Haiti, bem como da contratação de uma equipe para coordenar os trabalhos na ilha. Em 2012, o valor de arrecadação foi superior ao do ano anterior, provando a importância da união das pessoas em torno de um sonho comum.

Para alcançar este valor o Sanfra promoveu diversas atividades no mês de novembro, que foram realizadas durante a semana de arrecadação, contando com a iniciativa de professores e, principalmente, dos alunos. O dinheiro arrecadado durante as atividades foi revertido para a Campanha. Veja abaixo as atividades realizadas:

 

Abertura da Campanha

A abertura da campanha ocorreu no dia 21 de novembro, através de uma encenação teatral, que relembrou o terremoto de 2010 e as consequências causadas no país. Após a encenação, a bandeira da Campanha foi estendida no pátio.

 

 

 

CineHaiti

O CineHaiti era uma atividade voltada aos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental, foi uma iniciativa dos alunos do 7º ano. Após o período de aulas, um filme infantil era exibido para os alunos, que tinham direito a pipoca e refrigerante. Tanto as bebidas, quanto as pipocas foram doadas pelos alunos do 7º ano, que ajudaram a preparar e a distribuir os alimentos. O evento foi um sucesso, com mais de 80 participantes. Como lembrança, os alunos puderam levar para casa uma caneca que trazia a logomarca da Campanha.

 

Balada pelo Haiti

Para os alunos dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental foi realizada uma festa. O evento foi promovido pelos alunos do 7º ano em parceria com os embaixadores da Campanha. Os alunos puderam dançar, cantar, brincar e se divertir durante a noite toda, num clima de amizade, descontração e alegria.

 

 

 

Lanche Solidário

Para o Ensino Médio, os embaixadores da Campanha Ignacianos por Haiti promoveram o Lanche Solidário. A ideia do lanche foi dos próprios estudantes que participaram do Encontro de Alunos Colaboradores (ENAC) em Juiz de Fora-MG, no mês de Outubro. Outros colégios da Província Brasil Centro-Leste (BRC), como os Colégios São Luís e Santo Inácio, também realizaram esta atividade, inspirando nossos alunos a implementarem o projeto no Sanfra.

Os alunos de todas as séries do Ensino Médio doaram uma bandeja de doces ou salgados, que foram vendidos no intervalo das aulas. O evento foi um sucesso, e atraiu o interesse inclusive de professores e funcionários, que também compraram os lanches, até uma banda formada por professores e funcionários tocou músicas durante o intervalo.

 

Fonte: Colégio São Francisco Xavier