Padre é chamado de “jesuíta digital” nos EUA

Robert Ballecer é expert em informática e computação

 

foto
 
O padre jesuíta Robert Ballecer (foto) é o diretor nacional para a Promoção Vocacional da Companhia de Jesus nos EUA, mas em círculos de tecnologia ele é conhecido como o “Jesuíta Digital”. Robert tem uma crescente legião de 4.000 seguidores no Twitter, opera o seu próprio site e também hospeda a “This Week in Tech Enterprise” (TWiET), uma rede on-line de tecnologia.
 
Então como é que este auto-proclamado “nerd” de Fremont, na Califórnia, acaba se tornando um sacerdote? “Minha história vocacional foi um pouco uma luz gradual, levando-me à inevitável conclusão de que esta é a única vida que eu ficaria feliz”, diz padre Ballecer.
 
O filipino-americano havia começado uma empresa de consultoria de computação no tempo que era estudante de graduação na Universidade de Santa Clara, em Santa Clara, na Califórnia. Mas ele rapidamente percebeu que não era o que ele queria fazer para o resto de sua vida.
 
Um padre jesuíta, em Santa Clara o ajudou a reconhecer seu chamado. “Os jesuítas que vi no campus foram algumas das pessoas mais felizes e brilhantes que eu já conheci”, diz o padre. “Eles pareciam ter o que eu queria – uma satisfação na vida. Isso é o que me colocou no caminho certo para entrar”.
 
Depois de dois anos de fazer retiros e direção espiritual, enquanto era um estudante em Santa Clara, o padre Ballecer diz que “lutava comigo mesmo, pensando por que eu iria querer fazer isso? Eu trabalhei minha vida toda para sair da pobreza e agora eu quero fazer um voto de pobreza?”. Uma vez padre. Ballecer juntou os jesuítas e disse que sua experiência no noviciado era a vida que queria viver.