Rede Internacional dos Jesuítas divulga documento oficial de conferência nos EUA

Criação de canal de comunicação entre as missões de todo o mundo foi o principal objetivo do evento

foto

Jesuítas e leigos se reuniram no primeiro semestre no Boston College, nos Estados Unidos, para uma conferência de três dias que representou a primeira iniciativa de desenvolver uma rede internacional para ajudar a missão da Companhia de Jesus na era da globalização. A “International Jesuit Network” foi organizada pelo Instituto Jesuíta do Boston College, juntamente com a Escola de Serviço Social e do Centro de Espiritualidade Inaciana. Participaram da conferência cerca de 30 jesuítas dos cinco continentes, além de leigos envolvidos com a causa, que consideraram vários aspectos da rede internacional, envolvendo pessoas de diferentes regiões e culturas, combinando uma abordagem acadêmica com experiência prática. 
 
E após meses de trabalho depois da conferência, os organizadores do projeto divulgaram os documentos desta conferência e o texto final, escrito por 12 jesuítas e colaboradores. O Padre Daniel Villanueva (foto), um dos participantes do projeto, publicou oficialmente uma carta com relatos dos trabalhos do grupo formado. Todos os documentos podem ser baixados (com versões em inglês e espanhol) no site da Rede.
 
fotoBoston Institute Jesuit
O Instituto Jesuíta do Boston College foi criado em 1988 para apoiar as missões de caráter católico da universidade. Inicialmente financiado pela Comunidade dos Jesuítas e depois por subsequentes generosas doações, o Instituto trabalha em colaboração com as escolas existentes, programas e faculdades, mas não exclusivamente no Boston College.
 
Dentro do ambiente de liberdade acadêmica e coleguismo essencial para uma universidade, o Instituto contribui positivamente para a vida intelectual que constitui o Boston College, promovendo o intercâmbio de pesquisa e colaboração sobre questões que surgem na intersecção entre fé e cultura. Os diversos programas do Instituto apoiam a exploração de tais questões éticas e religiosas e patrocinam a presença no campus de estudiosos comprometidos com essas questões.
 
Abaixo segue a carta publicada pelo jesuíta Daniel Vullanueva e um vídeo produzido sobre a conferência realizada em abril deste ano.
 
“Queridos companheiros na missão,
 
No final de abril de 2012, incentivado pelo apelo da 35ª Congregação Geral da Companhia de Jesus para promover o trabalho em rede internacional, um grupo mundial de jesuítas e leigos reuniu-se na Faculdade de Boston para refletir sobre o assunto. O grupo reviu o conceito e a experiência atual da rede, sua relação com a missão universal da Companhia de Jesus, os seus fundamentos espirituais e patrimoniais, dos seus mecanismos organizacionais e de gestão, e os desafios que ela representa para a atual estrutura e modo de proceder.
 
Hoje estamos lançando o documento final da conferência, o primeiro texto sistemático da International Jesuit Network. Nós o enviamos a todos os membros da Companhia de Jesus, com a ideia de compartilhar essa sistematização, promovendo a reflexão sobre o que este novo desafio organizacional representa para o nosso organismo internacional pela demanda da nossa missão universal. Esperamos que seja útil para as suas próprias instituições, níveis de governança apostólica, e considerações de jesuítas e colaboradores individuais.
 
Refletir juntos nesta nova forma apostólica de processo é fundamental para o futuro da nossa missão. Abrimos canais para uma conversa global e acompanhamento do tema no site, que irá servir como uma referência para iniciativas futuras. Você pode baixar o documento final, juntamente com outros documentos da Rede Jesuíta. Agradecemos a divulgação desta carta e documento a todo jesuíta e a canais apostólicas de sua província ou região.
 
Fraternalmente, Pe. Daniel Villanueva, SJ, em nome da JesuitNetworking.org. Uma iniciativa do Instituto Jesuíta, o Boston College Graduate School of Social Work, e Entreculturas – Federação Internaiconal Fé e Alegria, em colaboração com a Secretaria de Colaboração da Companhia de Jesus. Contato e mais informações no info@jesuitnetworking.org