Projeto da Casa Inaciana da Juventude é lançado em Fortaleza (CE)

Objetivo da obra é proporcionar desenvolvimento aos jovens, com base na espiritualidade inaciana

A Casa Inaciana da Juventude (CIJ) nasceu da ideia de jesuítas e colaboradores jovens, que perceberam que a então Comunidade Vocacional São Pedro Cláver, que já tinha atuação em Fortaleza (CE), desde 1986, poderia se tornar um lugar de atuação junto aos jovens das comunidades.

Na última sexta-feira (7/12), o espaço da antiga comunidade vocacional, que tinha como missão acompanhar os jovens em processo de discernimento, para serem futuros jesuítas, se tornou oficialmente a Casa Inaciana da Juventude. O lançamento do projeto da Casa Inaciana da Juventude teve como objetivo dar visibilidade e divulgar a proposta da CIJ com os jovens.

O evento contou com a presença de cerca de trezentas e cinquenta pessoas, além da presença do Provincial do Brasil Nordeste (BNE), Pe. Miguel Martins, do Irmão Ubiratan Costa e do Pe. Agnaldo Júnior. Após a apresentação do projeto, aconteceu uma celebração eucarística presidida pelo Provincial. O lançamento do projeto da CIJ marcou um momento histórico para a juventude, que foi convidada a “ir e incendiar o mundo!”.

Com o intuito de expressar os vinte e seis anos de história da atuação dos Jesuítas em Fortaleza, mais especificamente na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mondubim), foi instalada uma exposição de fotografias na entrada da Casa. Os registros fotográficos fizeram vir à tona as memórias das diferentes atividades e momentos vividos de 1986 aos dias atuais. Ainda durante o evento, os participantes escreveram suas expectativas e orações para a CIJ no espaço “Faça parte dessa História!”. Mensagens de afeto, incentivo pela continuidade dos projetos desenvolvidos pela Casa e reconhecimento dos trabalhos já desenvolvidos, ficaram registradas.

A necessidade de articulação de um trabalho em rede foi ressaltada no espaço “Tecendo Redes”, um local destinado à partilha das experiências de outras casas de juventude jesuítas espalhadas pelo Brasil, como o Centro Magis de Juventude de Belém (PA), que, com uma presença amiga e solidária, ressaltou a sintonia entre as diferentes obras jesuítas que desenvolvem trabalhos específicos com a juventude.

A CIJ busca ampliar a atuação dos jovens cristãos, enquanto anunciadores e construtores de outro mundo, fortalecidos pela espiritualidade proposta por Inácio de Loyola. A Casa Inaciana da Juventude é um lugar de acolhimento e encontro, de partilha e transformação, de formação e aprendizados. É um espaço para a Juventude conviver e partilhar seus sonhos e anseios. Venha conhecer a CIJ!

 

Casa Inaciana da Juventude (CIJ)

Endereço: Avenida Wenefrido Melo, 127, Mondubim – Fortaleza (CE).

Telefone: (85)32983108/ 86963991 (Irmão Bira, sj.)

Twitter: @jesuitascij

Facebook: www.facebook.com/casainacianadajuventude

 

Fonte: Casa Inaciana da Juventude (CIJ)