Colégio Santo Inácio monta presépio de luzes

Com seis metros de largura por quatro de altura, o painel possui 44 mil lâmpadas representando a Sagrada Família

A Sagrada Família, anjos e ovelhas cobrem a fachada do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RS), desde a primeira semana de dezembro. Pela primeira vez, o Colégio usa o prédio principal como cenário para um presépio montado por fieiras de luzes. A decoração resgata o sentido cristão do Natal, uma festa que foi apropriada pelo comércio nos últimos anos, afirma o reitor do Santo Inácio, padre Luiz Antonio Monnerat.

“Como instituição religiosa, o Colégio Santo Inácio quer lembrar que esta é uma celebração cristã, um momento de alegria, de encontro das famílias e dos amigos, mas, principalmente, o momento que marca o nascimento do Messias e o início de uma nova era. Precisamos recuperar esta celebração, que não é um mero pretexto para a troca de presentes. O Natal cristão reforça valores como a solidariedade, a fé, fortalecendo os laços de harmonia, paz e amor entre os homens”, diz padre Monnerat.

O painel de seis metros de largura por quatro de altura tem 44 mil lâmpadas representando a Sagrada Família e outras figuras que compõem o presépio. A decoração natalina fica até o Dia de Reis, 6 de janeiro, quando tradicionalmente são desmontados presépios e árvores de Natal em diversas partes do mundo. A data festeja a Epifania, marcando a visita dos Reis Magos a Jesus e a apresentação do Messias à Humanidade. O primeiro presépio foi criado em 1223, por São Francisco de Assis, numa floresta da região de Greccio, na Itália, onde passou a véspera de Natal.

Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)