Alunos do Diocesano apresentam pesquisa

Trabalho realizado por 12 estudantes foi apresentado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Pesquisa desenvolvida por um grupo de 12 alunos do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), foi apresentando durante o Simpósio de Produção Científica e Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O evento, realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, contou com apresentações de trabalhos científicos apresentados por alunos e professores, palestras, sessões orais paralelas e apresentação de painéis. “Este momento é disponibilizado para o discente apresentar o resultado de seus trabalhos de iniciação científica para a comunidade”, disse o Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Geraldo Eduardo da Luz.

“A partir de um projeto, o aluno mostra uma autonomia sobre determinado tema, sobre uma área e assim adquire conhecimentos aprofundados sobre aquilo, tornando-se assim um pesquisador, ou pelo menos um iniciante na produção científica, tornando-se assim um futuro pesquisador”, falou o Prof. Dr. José Machado.

A pesquisa

A pesquisa dos alunos foi sobre o “Uso medicinal e aproveitamento do milho e do maracujá pela população do bairro Dirceu”.  Durante a pesquisa foram realizadas visitas no mercado, nas residências e nos comércios do bairro Dirceu, em Teresina (PI), para aplicação de questionários em forma de entrevista. Durante esse período foram ouvidas 100 famílias com o objetivo de investigar sobre uso e aceitação do milho e do maracujá para fins medicinais. Os resultados da pesquisa foram apresentados na Feira do Conhecimento do Diocesano, Diofeirac.

“A pesquisa surgiu pelo interesse em despertar nesta comunidade os benefícios medicinais que estas espécies possuem, já que o seu uso na culinária é amplo enquanto que a grande maioria da população desconhecem suas propriedades medicinais”, explica a professora Ana Santiago, orientadora da pesquisa.

Conheça os alunos que participaram do trabalho:

Álina M. C. Pedrosa Santos

Ana Beatriz de M. Moura

 Beatriz Leal Prado

 Emanuelle L. Vale Moura

 Giovana Delmondes Andrade

 Jayana Oliveira Ribeiro

 Jennifer C. Ferreira Pereira

 João Gabriel Alves Castro

 Larissa A. de Oliveira Silva

 Larissa Rego Cipriano

 Maria Clara Teixeira Damasceno

 Paulo José de Costa Sousa

 

Fonte: Colégio Diocesano