Coordenador de Jornalismo da Unicap participa de livro da Intercom

Publicação é em homenagem a Luiz Beltrão

 

fotoNo próximo dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas, a Intercom reúne associados, parceiros e colaboradores para celebrar seus 35 anos de fundação. O evento está agendado para o Centro Cultural Marques de Melo, instalado na Rua Joaquim Antunes, 711, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
 
O ponto culminante das celebrações que começam na manhã desse dia,  prolongando-se até a tarde do dia 13,  será o lançamento da Coleção Beltranianas pelo diretor editorial da entidade, Prof. Dr. Osvando de Morais, bem como do vol. 3 da série Personalidades, integrante da coleção Memórias, focalizando a trajetória intelectual de Gaudencio Torquato, discípulo de Luiz Beltrão (foto) que presidiu a Intercom no período 1985-1987.
 
A obra trilingue dedicada a Gaudencio Torquato foi organizada pelos ex-presidentes Adolpho Queiroz e Margarida Kunsch, reunindo ensaios por eles escritos, bem como pelas jovens Suzi Garcia Hanke e Rose Maria Vidal de Souza e pelo veterano Manuel Carlos Chaparro, complementados por um emotivo depoimento do homenageado. No prefácio, o fundador da Intercom, José Marques de Melo, enaltece a gestão Torquato na presidência da associação, justamente no governo civil que promulga a Constituição Cidadã.
 
As três outras obras pertencem ao universo beltraniano. A terceira, organizada por Eduardo Gurgel e Rose Vidal de Souza, resgata a contribuição paradigmática de Luiz Beltrão para a metodologia do ensino de jornalismo, numa co-ediçao da Intercom com a Editora da Universidade Federal de Uberlândia, prefaciada por Adriana Omena. A segunda enfeixa artigos selecionados por Antonio Hohlfeldt dentre as colaborações de Luiz Beltrão para a imprensa gaúcha no âmbito do Jornalismo Cultural. E a primeira é um Dicionário Bibliográfico de Luiz Beltrão, organizado por José Marques de Melo, contendo resenhas críticas de suas obras impressas.
 
Participaram desse mutirão intelectual: Antonio de Andrade, Eduardo Gurgel, Ronia Barbosa, Rose Vidal, Guilherme Fernandes, Isabel Amphilo, Iury P. Aragão, Cristina Schmidt, Lana Cristina Santos, Cibele Buoro, Fabio Ferreira, Francisco de Assis, Antonio T. Barros, Osvando Morais, Clarissa Pereira, Ieda Borges, Malena Mota, Sergio Barbosa, Rosemeri Laurindo, Sonia Jaconi, Juliano Domingues (coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco), Eliane Mergulhão, Sebastião Breguez, Maria José Oliveira, Magnolia Rejane dos Santos, Marli dos Santos, Maria Cristina Gobbi, Tyciane Vaz, Karina Woitowicz.
 
 
Mais informações no site da Intercom.