Fé e Alegria promove projeto de desenvolvimento ambiental no ES

Proposta do projeto Armazém Esperança é contribuir com a redução da destinação inadequada do lixo doméstico

O bairro de Nova Esperança, no município de Cariacica (ES), ganhou um novo serviço no mês de novembro, o projeto Armazém Esperança, que vai receber parte do lixo reciclável da comunidade. Cada vez que um morador levar os materiais recicláveis produzidos em sua casa até o Posto de Entrega Voluntária, receberá em troca uma moeda solidária, com a qual poderá adquirir qualquer tipo de produto disponível no Armazém Esperança. A troca também será feita conforme a tabela de preços estabelecida para cada produto.

O novo projeto, realizado pela Fundação Fé e Alegria do Brasil e que conta com o apoio do Instituto Marca, irá contribuir com o desenvolvimento ambiental do bairro, promovendo a destinação adequada dos resíduos domésticos.

Para incentivar a participação dos moradores já estão sendo desenvolvidas várias ações de educação ambiental. As atividades são realizadas por um grupo de trinta adolescentes denominados Agentes Ambientais Voluntários, que serão capacitados pela equipe do projeto para realizar visitas nas residências, apresentando a proposta de funcionamento do sistema de troca de materiais recicláveis por moeda solidária. Além disso, os agentes estão desenvolvendo atividades lúdico-pedagógicas com crianças atendidas por Fé e Alegria, no Centro de Educação Infantil e Centro Social de Educação e Cultura.  No total, o projeto mobilizará 440 crianças de zero a 11 anos, 30 adolescentes de 12 a 17 anos e 100 famílias do bairro Nova Esperança.

Para a comunidade, o Armazém Esperança é mais do que uma ação de educação ambiental, pois representa uma oportunidade prática de exercício de cidadania. Para a sociedade em geral, é uma oportunidade de exercer a solidariedade, ajudando a manter esse projeto por meio da doação de materiais, como roupas, livros, material de higiene e limpeza, utensílios domésticos, alimentos não perecíveis e até brinquedos. Todos esses produtos, que muitas vezes não possuem mais utilidade para algumas pessoas, ainda podem ser úteis para outras. Dessa forma, por meio da reutilização de produtos se evita o consumo de mais recursos naturais, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

O Armazém Esperança é um projeto de desenvolvimento ambiental que tem como foco o conceito dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), atuando na educação ambiental e apoiando a comunidade no desenvolvimento de ações concretas nesta área.

Confira a matéria sobre o projeto feita pelo telejornal ESTV 1ª edição, da TV Gazeta, afiliada Rede Globo no Espírito Santo.

 

Fonte: Fé e Alegria