Presépio do Vieira utiliza elementos nordestinos

Alunos da Educação de Jovens e Adultos foram os responsáveis por retratar a cena do nascimento de Jesus

Já é tradição a construção de um presépio logo na entrada do Colégio Antônio Vieira. Neste ano, essa missão ficou a encargo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJACAV). Para retratar a cena do nascimento de Jesus foi escolhido o tema “Deus armou Sua tenda no meio de nós”, com uma adaptação para a realidade sofrida do nordeste. No lugar da estrebaria, uma casa de taipa e da manjedoura, uma rede. Detalhes que dão um ar especialmente criativo á produção.

Na noite dia 23 de novembro, educadores, alunos do EJACAV e moradores do bairro Garcia, no qual está localizado o Vieira, estiveram presentes na celebração de benção do presépio. O momento, conduzido pelo diretor do colégio, Pe. Domingos Mianulli, sj, com a participação do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), contou com cânticos, preces, leitura bíblica e explicação dos elementos simbólicos do presépio do Vieira, que já está inscrito no concurso realizado pela Arquidiocese de Salvador, do qual foi o vencedor no ano passado.

 O funcionário Joel Sena, um dos responsáveis pela idealização do presépio, revelou que os alunos do EJACAV se emocionaram enquanto colaboravam na produção do cenário. “Alguns deles recordaram cenas da infância quando precisavam ajudar na construção de suas próprias casas. Isso deu um sentido todo especial ao trabalho desenvolvido”, afirmou. Os estudantes utilizaram materiais como: biriba, barro vermelho e cipó.

Quem visitar o presépio do Vieira poderá também apreciar o bonito cenário de fundo idealizado pelo desenhista Jairo Sena, pintado em uma lona de 4 metros de altura, com a ajuda dos estudantes. Para expressar o compromisso do Vieira com a sustentabilidade, a aluna do EJACAV, Jucilene Carneiro de Matos, criou todo o figurino e ambientação do presépio, utilizando material reciclável. Com criatividade e muita técnica, ela conseguiu ainda dar movimento às figuras de Maria e José, em tamanho real, sentados na rede, embalando o Menino Jesus.

Fonte: Colégio Antônio Vieira