Medalhista de ouro das paralimpíadas de Londres visita o Medianeira


Ao longo do 3º trimestre, os alunos do 6º ano estudaram sobre as Paralimpíadas, desde sua origem até a atualidade. Além de estudar a parte teórica, os alunos realizaram apresentações de modalidades como: goalball, judô, vôlei sentado, natação, futebol de sete, esgrima em cadeira de rodas e boccia. Para finalizar o conteúdo, os alunos receberam a visita do atleta de Boccia Paralímpica Eliseu dos Santos e o técnico da seleção brasileira Darlan Ciesielski.

Eliseu nasceu com a doença chamada distrofia muscular de Becker, uma doença genética que ataca os músculos do corpo e provoca encurtamentos progressivos. Em 2005, conheceu a Boccia e não parou mais. Desde então, são mais de 30 medalhas, sendo as principais o Ouro em dupla e o Bronze no individual em Pequim 2008, além de ter repetido a atuação em Londres 2012, quando ganhou também a maior medalha da sua vida: Nícolas, seu filho, que nasceu enquanto estava nas Paraolimpíadas.

O atleta, além de falar da modalidade na qual compete, deu uma lição de vida e mostrou que, apesar das dificuldades físicas, qualquer pessoa pode levar uma vida normal e ativa como qualquer outro ser humano.

“Não precisamos andar com as pernas para a vida andar.” Eliseu dos Santos.

Fonte: Colégio Medianeira/ Fotos: Paulinha Kozlowski.