Santa Rita do Sapucaí recebe unidade de universidade

Instituição vai funcionar nas instalações da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa

A região Sul do Estado de Minas Gerais recebeu sua primeira unidade da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec), em Santa Rita do Sapucaí. Cada unidade Uaitec é dotada de uma sala de inclusão digital, duas salas de educação à distância com equipamentos de videoconferência e capacidade de atender até 50 alunos em cada, laboratório vocacional, sala de professores e núcleo de atendimento empresarial.

A Uaitec vai funcionar nas instalações da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). O objetivo da rede é ampliar o acesso dos mineiros ao ensino público superior, democratizando, pela educação à distância, a oferta de vagas em diversas regiões do estado. Até 2014, o estado deve contar com cerca de 200 polos de educação à distância, sendo que 84 deles nas unidades da rede Centro Vocacionais Tecnológicos (CVT).

O evento de inauguração do pólo aconteceu no dia 29 de novembro, e contou com a presença de diversas autoridades locais. Entre os presentes, compareceram o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Olavo Bilac Pinto Neto; e o Deputado Estadual, Dalmo Ribeiro. A ETE FMC foi representada pelo Reitor, Pe. Elcio José de Toledo, sj.

O projeto do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visa à criação de um espaço para a promoção de cursos de idiomas, extensão, graduação e tecnólogos. A Uaitec terá a parceria de universidades federais e estaduais de Minas Gerais.

Fonte: ETE FMC