Projeto do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas conquista prêmio

"Descobrindo Embu no Museu" é contemplado na 5º Edição do Prêmio Darcy Ribeiro

O projeto “Descobrindo Embu no Museu” do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ) foi um dos ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro, que reconhece práticas e ações de educação museal, que através das diversas relações de mediação com o público, estabelece e incentiva a criação de vínculos com o patrimônio cultural. Em sua 5ª Edição o Prêmio Darcy Ribeiro contemplou mais 15 iniciativas.

O projeto “Descobrindo Embu no Museu” existe desde 2007 e busca através da formação de professores e alunos, promover a aproximação entre os moradores da região e a história da cidade, através do conhecimento do acervo do museu.

O projeto pretende que ao longo dos anos, haja um verdadeiro fortalecimento dos laços afetivos entre a população, o patrimônio local e a sua memória, e que isto se reflita no ganho de autoestima, identidade, senso histórico e crítico dos habitantes de Embu das Artes e região. O projeto já realizou a formação de 593 professores e 9708 alunos da rede pública, em cursos e visitas monitoradas ao museu.

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas é uma obra da Companhia de Jesus e faz parte do complexo Pateo do Collegio.

Fonte: Museu de Arte Sacra dos Jesuítas