Aluno da primeira turma da ETE envia carta de agradecimento


Na ocasião do Jubileu de Ouro de sua formatura, o antigo aluno da ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa), Luiz Roberto Kallas, formado na primeira turma da instituição em 1962, enviou uma carta agradecendo todo o conhecimento adquirido durante seus estudos na ETE.

“Prezados,

Peço que transmitam à direção da ETE, tanto a honra em ser convidado para este significativo evento, como também minha tristeza em não poder comparecer.

Mesmo tendo trocado de profissão, pois hoje sou Administrador de Empresas, a formação que recebi na ETE me foi útil até hoje. Sinto honrado e orgulhoso em ter sido participante deste projeto inovador e de grande sucesso.

Aprendi na ETE, muito mais do que ser um técnico, mas como apregoado pela pedagogia Inaciana, aprendi como um ser humano deve proceder em uma sociedade. As lições aprendidas com o Padre Alonso, Padre Caballero, Dr. Antonio de Oliveira, Dr. Aureliano Chaves, Professor Mortimer Tappan, Professor Garcia, Professor Fernando Constanti, Professora Cidália, Professor José Elpídio, Professor Nacle, Professor Scudeller e muitos outros e sobretudo o Professor Francisco Magalhães, foi de imensa valia para tudo que fiz na vida. Este último me despertou a vocação para as Ciências Econômicas. O Padre Alonso também, além dos conhecimentos técnicos me alertou sobre minha vocação para a Política. O Professor Tappan me iniciou na Teoria Geral dos Sistemas que considero um dos maiores aprendizados de minha vida. Teria um agradecimento especial para cada um de meus diletos mestres. Fica apenas o meu reconhecimento e quem sabe uma futura possibilidade de mostrar como cada um deles moldou a minha maneira de entender a vida humana. Sou suspeito ainda para agradecer as aulas e ensinamentos do Dr. Elias Kallas e Neuza Kallas, por serem meus parentes. Mas a influência deles foi imensa na minha maneira de ver o mundo, reforçando o que aprendi com os Jesuítas.

Guardo com imenso carinho o privilégio de ter sido aluno no primeiro curso da ETE e não tenho como agradecer o presente que recebemos de Dona Sinhá Moreira e do Professor Fernandes Netto.

Todos vocês estão em minhas preces e meus agradecimentos pela honra que tive em participar deste vitorioso projeto. Guardo ainda com carinho o tempo que convivi com meus queridos colegas, inclusive os que já se foram prematuramente. Transmita meu abraço aos que comparecerem.

Um abraço a vocês, obrigado e, por favor, transmitam meus agradecimentos a todos os atuais colaboradores, alunos, professores, funcionários e aos meus queridos padres Jesuítas, que tanto fizeram por minha formação”.

 

Luiz Roberto Kallas

Quadro comemorativo da Formatura de 1962 – primeiros técnicos em eletrônica da América Latina.

Fonte: ETE FMC