Projetos que aproximam os pais da escola

Entre uma folga e outra no expediente de trabalho, pais aproveitam para participar de atividades no Colégio São Luís

Promover atividades fora da sala de aula, que envolvam a presença dos pais, é uma das preocupações do Colégio São Luís. Mais do que ir a reuniões para discutir a disciplina de seus filhos ou saber como ‘andam’ as notas, os pais também podem ficar mais próximos da rotina escolar, participando de projetos como “Receitas em Família”, “Leitura com os pais” e “Pais almoçam com os filhos”. Os projetos têm o objetivo de aproximar os pais, fazendo-os conhecer mais o dia-a-dia do filho na escola, não só nos estudos, mas nos relacionamentos e nas atitudes.

No “Receitas em família’, atividade semanal do Período Integral, os alunos pesquisam uma receita que marcou a história da família e depois preparam o prato para seus amiguinhos de sala degustarem. Eles levam fotos do autor da receita, que podem ser os pais, avós, tios ou irmãos; em seguida, registram a receita em um livro, distribuído aos alunos no final do ano.

Outra atividade interessante de aproximação é quando os pais conseguem “fugir” um pouco da rotina do trabalho e almoçam com o filho na escola. O projeto “Pais almoçam com os filhos” ocorre tanto no ensino regular quanto no integral, com alunos até o 5º ano. “Esse almoço muitas vezes é mais uma necessidade dos pais do que dos filhos. Às vezes, os pais chegam tarde em casa e os filhos já estão dormindo e acabam não fazendo a refeição juntos”, diz Ana Cristina Croce, coordenadora do Período Integral do São Luís. Segundo a coordenadora, esse projeto também auxilia o pai a avaliar o progresso do filho e ver o seu comportamento perante o grupo.

No Ensino Fundamental I, a escola promove a aproximação de pais e filhos por meio do projeto “Leitura em Família”, para alunos em fase de alfabetização. O projeto começa no início do ano, quando os pais recebem um kit artístico com gliter, cartolina e papel crepom, entre outros materiais. Após lerem o livro em família, o aluno traduz a leitura em artes ilustrativas – com cores, paisagens e imagens. Ao final do ano, o São Luís promove uma exposição desses trabalhos. “O projeto ajuda no incentivo à leitura e tem grande participação dos pais”, diz Viviane Verdasca coordenadora do Ensino Fundamental da escola.

Além dessas ações, o São Luís promove ao longo do ano palestras para pais de alunos de todas as séries sobre sexualidade dos adolescentes, combate às drogas e neurociência aplicada à educação, que auxiliam na orientação do comportamento dos filhos.