Filme sobre jesuíta Adam Schall é lançado na China

Padre foi astrônomo respeitado por imperadores

 

fotoA Taipei Kwanchi, em parceria com Jiangsu Broadcasting Corporation, em Nanjing, recentemente lançou um documentário chamado “Adam Schall von Bell, no Serviço dos Imperadores. O longa apresenta a vida do Padre Adam Schall, um jesuíta missionário alemão, astrônomo brilhante e cientista. Seu talento e sua inteligência fizeram dele um personagem notável durante os últimos anos da dinastia Ming e Qing.
 
O Pe. Schall foi amigo e conselheiro de três imperadores. Após a queda da Dinastia Ming na China, Schall se ofereceu para servir o primeiro imperador da dinastia Qing, um menino de seis anos de idade. Schall teve a entrada no palácio imperial como o tio do novo imperador. Todos à época sabiam que Schall tinha terminado o trabalho em um novo e preciso calendário (nada era mais importante para os imperadores chineses que têm um calendário preciso).
 
Schall tornou-se um mentor e amigo do jovem imperador. Não converteu ao catolicismo nenhum imperador, mas a sua capacidade de construir pontes ajudou a estabelecer a Igreja Católica na China e mudar o curso da história.