Aluno do Diocesano é destaque em competição

Vinícius Alves ganhou o troféu de campeão da IV Jornada de Foguetes e uma bolsa de pesquisa do CNPQ

O aluno do 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Diocesano, Vinícius Alves, é o campeão da IV edição da Jornada de Foguetes, que aconteceu entre os dias 18 a 21 de outubro, em Barra do Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro. Acompanhado do professor de Física Leudimar Uchôa, seu orientador na competição, o estudante participou do evento que contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

A iniciativa da jornada é da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e acontece desde 2009. Como premiação, além do troféu de campeão, Vinícius ganhou uma bolsa de pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a oportunidade de, depois de concluído o curso superior, ser incluído no programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal, que promove a internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio internacional e concede bolsas de estudos para o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts/EUA).

O aluno conta que desde criança era curioso para saber como funcionavam os brinquedos e foi dessa época que surgiu o interesse pela mecânica. “Eu desmontava e montava. Os brinquedos que eu ganhava iam se tornando mais complexos, e no ano passado, resolvi aceitar a proposta do meu professor de Física, para aprender a montar um foguete e participar da Jornada”, afirmou.

Os novos passos de Vinícius é partir para a montagem de um foguete articulado “Esse é um tipo de foguete que exige um grau maior de preparação, mas já estou iniciando minhas pesquisas para a produção”, disse.

Fonte: Colégio Diocesano