Unisinos faz campanha de reciclagem eletrônica

Medida visa evitar o descarte incorreto desse material

 

foto
 
Segundo reportagem reproduzida no sítio do Instituto Humanitas Unisinos — IHU, “as montanhas de perigoso lixo eletrônico crescem cerca de 40 milhões de toneladas ao ano. No Brasil, China, Índia e África do Sul, o crescimento desses resíduos ficará entre 200% e 500% na próxima década”. “O Brasil abandona 96,8 mil toneladas de computadores. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Mas, per capita, o Brasil é o líder. Por ano, cada brasileiro joga fora o equivalente a 0,5 quilo desse lixo eletrônico”, informa o jornalista Jamil Chade.
 
Tendo em vista essa realidade, o Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos promoverá, entre os dias 26 e 30 de novembro, uma campanha para a coleta de lixo eletro-eletrônico. Serão recolhidos todos os tipos de materiais eletrônicos, eletrodomésticos, de informática, baterias, aparelhos de som etc., que estejam em desuso.
 
O objetivo da campanha é contribuir e conscientizar a comunidade sobre a importância da destinação ambientalmente correta desse tipo de material. O caminhão da empresa Pollo Log estará das 7h30 às 20h nos seguintes pontos de coleta:
 
Segunda-feira (26/11): estacionamento das taquareiras (entre o Centro Administrativo e a Área de Ciências Humanas);
Terça-feira (27/11): estacionamento da Área de Ciências da Saúde;
Quarta-feira (28/11): estacionamento do DCE;
Quinta-feira (29/11): estacionamento da UNITEC;
Sexta-feira (30/11): estacionamento próximo ao portão D.
 
Todo o material coletado será encaminhado pela Pollo Log (LO nº 5044 — FEPAM) para a empresa WN Informática LTDA (LO nº 30006618/CETESB/SP), onde será feita a separação, reciclagem e destinação final dos resíduos.