Centro Loyola-GO promove debates a partir do cinema

Cine-Fórum tem objetivo de realizar trocas de experiência a partir de narrativas da 7ª arte

 

foto
 
O Centro Loyola de Fé e Cultura de Goiânia realiza, quinzenalmente, o Cine-Fórum, com o objetivo de realizar trocas de experiências a partir das narrativas do cinema. Em toda seção é exibido um filme seguindo um tema escolhido. Após a sessão, é realizado um debate. Atualmente, o tema é sonho. O filme exibido no dia 13 de novembro foi “Sonhos” (1990), de Akira Kurosawa.
 
A atividade pretende estimular um intercâmbio de ideias e estreitar o diálogo com a cultura, por meio de temas transversais que orientam a conversa realizada após a exibição de filmes escolhidos pelo grupo, no diálogo com as questões contemporâneas. O jesuíta Jonas Carvalho de Moraes coordena o projeto, que tem moderação diversificada entre os colaboradores do projeto em cada edição.
 
Os temas já debatidos neste ano foram: liberdade, corpo e tolerância. Para cada tema, há exibição de cinco filmes, de acordo com as sessões “fora do eixo”, nacional, “de sempre”, clássicos e lançamentos. O tema corpo, por exemplo, trouxe filmes como “Se eu fosse você” (2006), de Daniel Filho, e Frida (2002), de Julie Taymor. O encerramento do tema foi com a exibição do filme “A Dama de Ferro” (2011), de Phyllida Lloyd. 
 
Votação
A escolha do filme é feita em votação, a partir de três opções sugeridas para a sessão seguinte. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade, com sessões realizadas, quinzenalmente, sempre às terças-feiras, às 19 horas, e conta com a participação de dezenas de participantes.