Memorial em homenagem aos jesuítas é inaugurado

Obra faz referência aos fundadores de Itapiranga (SC)

Memorial em homenagem aos jesuítas fundadores da cidade de Itapiranga, em Santa Catarina, foi inaugurado dia 26 de outubro e presta uma homenagem aos padres João Evangelista Rick, Max von Lassberg, Teodoro Treis e Theodor Amstad.

No mesmo dia, foi celebrada uma missa de ação de graças presidida pelo Pe. Dionísio Körbes e concelebrada pelos Padres Paulo Finkler, José Nelson Knob, Martinho Lenz e Albano Körbes, que fez a homilia.

O Diretor do Colégio Agrícola de Itapiranga, que faz parte da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Celso Schneider acompanhou a cerimônia. Após a missa, celebrada na Igreja Matriz São Pedro Canísio, cerca de 300 pessoas se reuniram ao lado da Igreja, onde o Pe. Paulo deu a bênção e o Prefeito Municipal de Itapiranga, Milton Simon, inaugurou simbolicamente o memorial cortando a fita.

À noite, no ‘Complexo Oktober’, onde se realizam a Oktoberfest e outros eventos comunitários,  realizou-se uma sessão solene de lançamento do livro “Memória de uma Pioneira”, que conta a história de 80 anos da Cooperativa de Crédito Sicoob Creditapiranga, antiga Sparkasse. A história da empresa se confunde com a do município e com a presença dos Jesuítas naquela região.

A Sicoob conta hoje com 14.000 associados e é parte de um florescente sistema de cooperativismo de crédito, representado na festa por dezenas de líderes deste movimento, da região e do Estado de Santa Catarina.

O Pe.  João E. Rick, sj, é considerado fundador de Itapiranga. Como Secretário da Sociedade União Popular (Volksverein), idealizou o projeto da então colônia “Porto Novo”, e, acompanhado de um grupo de pioneiros, desbravou a região em 1926, dando início ao que hoje são três municípios florescentes: Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.