TED x Unisinos 2012 falará sobre inovação na educação

Mais de mil pessoas assistirão as palestras no centro de eventos da Fiergs, em Porto Alegre

 

foto
 
Inovação na Educação é o tema do TEDxUnisinos 2012, que acontecerá no próximo dia 29 de novembro, no Centro de Eventos da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. Mais de mil pessoas assistirão 17 palestrantes que vão compartilhar suas experiências inovadoras. Entre eles: Iberê Thenório (foto), o Beakman brasileiro.
 
Ensinar de forma lúdica e usando os dispositivos que cativam as crianças e jovens, Iberê conquistou a internet ensinando ciência através do YouTube e criou o Manual do Mundo. “Esse negócio de ensinar as outras pessoas a fazerem coisas malucas era constante lá em casa. Meus avós eram assim, meus pais também. Ainda quando eu estudava Jornalismo, comecei a fazer alguns vídeos profissionalmente e gostei muito. Foi aí tive a ideia de postar algumas coisas que eu havia aprendido quando criança e que eu queria ensinar. Fiz os meus primeiros vídeos e não parei mais”, explicou.
 
Sarah Ippel vem dos Estados Unidos contar como criou a Academia para a Cidadania Global, uma escola pública de Chicago, localizada em uma comunidade carente, cuja missão é desenvolver líderes conscientes que possam tomar medidas, tanto agora como no futuro, para impactar positivamente suas comunidades e o mundo. “Como um laboratório internacional de aprendizagem e incubadora de inovação escalável, a Academia para a Cidadania Global se dedica a transformar a educação e impactar 20 milhões de estudantes até 2020”, disse.
 
Eve Andersson, Head of Publisher e Distribution Solutions do Google na América Latina, também estará no TEDxUnisinos. Eve vai usar como exemplo um projeto de educação baseado em ciência da computação que ela ajudou a construir. “Minha esperança é que o que eu discuto seja útil para educadores em qualquer disciplina, não apenas da área de computação “, comentou.
 
De Campo Bom, no interior do RS, vem Jorge Coelho. Ele ganhou o Prêmio Educador 10, da Fundação Victor Civita, deste ano, com o projeto CBB WebTV. Jorge destaca como o projeto cresce em função dos alunos, os quais muitas vezes trabalham no projeto também fora da sala de aula. “Inovar na Educação é desenvolver experiências pedagógicas altamente customizadas aos aprendizes, tendo em mente que o educador, nesse cenário, também é um aprendiz”, diz ele. Na perspectiva do professor, a inovação na Educação está diretamente relacionada à aprendizagem significativa, ao criar uma experiência educacional única para o estudante, que seja marcante, envolvente e divertida. “Diversão não é o contrário de sério, muito menos de rigoroso. Eu acredito que se você gosta de fazer algo, você naturalmente irá querer fazer isso mais e melhor”, concluiu.
 
Confira os horários do TEDxUnisinos.
08h30   Credenciamento
08h50   Abertura
09h
– Rafael Parente
– Vladimir Fernando Schnee Krueger
– Gustavo Reis
– Eve Andersson
– Ramiro Bicca
– Jorge Cesar Barboza Coelho
– Rafael Luchesi
– Unna Huh
– Josiara Ilha de Quadros
– Denis Mizne
12h15   Intervalo
13h45
– Marícia Ferri
– Rosângela Melatto
– Vicki Elisabeth Noble
– Sarah Ippel
– Stefan Weitz
– Justin Reeves
– Iberê Thenório
 
foto