Colégio Anchieta acolhe novo cônsul do Líbano e missa maronita


A Capela do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), acolheu no dia 11 de novembro uma missa comemorativa da visita do novo Cônsul do Líbano, Ziad Itani, no Rio de Janeiro (RJ). O ato religioso celebrado nos ritos romano e maronita foi presidido pelo Arcebispo da Eparquia Maronita do Brasil* D. Edgard Madi, e concelebrado pelos padres Guy Ruffier (reitor do Colégio Anchieta) e Luiz Pecci.  

Durante a celebração D. Edgar convocou os jovens presentes para irem ao altar e comunicou que a Associação Cultural Líbano Friburguense, que abrange vários municípios, além de Nova Friburgo, vai levar duas pessoas com todas as despesas pagas para ficar 15 dias no Líbano.

O Arcebispo também fez uma proposta aos jovens presentes para que acolham, em Nova Friburgo, durante a Pré Jornada Mundial da Juventude em 2013, uma semana antes da JMJ, todos os jovens que virão do Líbano, aproximadamente 2 mil pessoas. A alegria foi muito grande, porque os jovens se empolgaram com a proposta do Arcebispo Maronita do Brasil.

Ao final da missa, D. Edgard chamou as crianças para o altar para uma benção especial, afirmando, “Deixai vinde a mim as criancinhas, disse Jesus e nós temos que ter carinho com as crianças, porque elas são  o nosso futuro”, finalizou o prelado.

A capela recebeu centenas de friburguenses que se emocionaram com a beleza das liturgias romana e maronita, textos em aramaico, a língua de Jesus Cristo, e músicas na língua árabe. 

* Eparquia é uma palavra grega que significa diocese. A Eparquia Maronita no Brasil existe desde 1962. O primeiro bispo maronita no Brasil foi Dom Francis Zayek. Eleito no dia 30 de maio de 1962, foi consagrado no dia 5 de agosto de 1962. Foi o primeiro bispo nomeado para a diáspora, fora do Patriarcado maronita no Oriente Médio. Chegou ao Brasil, tomou posse estabelecendo sua sede em São Paulo.

Fonte: Colégio Anchieta (RJ)