Unicap conquista título brasileiro de tênis de mesa

Iara Borba foi campeã invicta na categoria Veterana

 

fotoFoi realizado de 30 de outubro a 4 de novembro, em Piracicaba(SP), o 43º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Olímpico e Paralímpico. Participaram cerca de 1,1 mil atletas, representando 161 entidades de todos os estados do Brasil. A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) esteve representada por apenas uma atleta, na categoria veterano feminino.
 
Iara Borba (ex-aluna de Química da Católica) honrou a camisa que representa, conquistando de forma invicta e sem perder um único set, o título de Campeã Brasileira Veterana Feminino de 2012, vencendo as dificuldades naturais para alcançar este posto. Nas semifinais e final, enfrentou adversárias muito difíceis. Na semifinal venceu Lilian Creazzo (Jaú/SP) por 3×0 e se credenciou a fazer a final contra Dina Abreu (Jundiaí/SP), vencendo também por 3×0.
 
A atleta já havia conquistado o brasileiro de 2010, realizado no Rio de Janeiro, quando enfrentou as grandes feras do mesatenismo nacional de sua idade. Em 2011 sofreu durante quase toda a temporada de uma inflamação no cotovelo, que deixou-a ausente de alguns eventos estaduais e comprometeu sua preparação para o Brasileiro, sendo inclusive orientada pelo seu médico a abdicar da disputa naquele. Porém, Iara superou seus limites e conseguiu o vice-campeonato nacional de 2011 em disputa realizada em Fortaleza.
 
Em 2012, totalmente recuperada da lesão, a mesatenista tomou como objetivo realizar a melhor temporada de toda sua carreira. A sua meta deu certo. Acabou conquistando títulos estaduais de dupla feminina, equipes, e lidera a pontuação do estadual no individual, podendo até perder a última etapa, que acontece no próximo dia 11 de novembro, que mesmo assim assegura mais uma conquista.
 
De acordo com o técnico Paulo Matos, fica o sentimento do dever cumprido, destacando a força de vontade da atleta, que em nenhum momento desistiu de alcançar seus objetivos.
 
E para coroar toda esta dedicação, ao término do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa divulgou os atletas que terminaram a temporada em primeiro lugar em cada categoria, e prestou homenagens com a entrega de placa comemorativa. Iara foi surpreendida com a notícia que assumiu a liderança no ranking brasileiro de sua categoria.
 
Fonte: Assessoria Imprensa Unicap