6ª Mostra Conexões de Teatro Jovem começa em São Paulo

Alunos do Colégio São Luís participam do evento que reúne mais de 200 estudantes

Após um intenso processo de aprendizagem e ensaios ao longo do ano, 200 estudantes, de 8 grupos de teatro de escolas públicas, privadas e independentes, estarão no palco do Teatro Cultura Inglesa, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), de 8 a 11 de novembro, para a 6ª Mostra Conexões de Teatro Jovem 2012. O evento, com entrada franca, faz parte do Projeto Conexões, versão nacional do consagrado Connections do National Theatre de Londres, que anualmente reúne jovens na apresentação de peças inéditas de importantes dramaturgos.

Este ano, pela primeira vez, duas peças produzidas especialmente para o Conexões, e que integram a Mostra 2012, já foram encenadas em outros países. ‘O Ritual’, de Samir Yazbek, estreou no tradicional National Theatre, de Londres, em julho, pelos integrantes do Connections; e ‘Septeto Fatal’, de Alex Cassal, foi apresentada em maio no Teatro Culturgest, de Lisboa, com os  estudantes do Panos (o Connections de Portugal).

“Para o projeto é a realização de um sonho: exportar dramaturgia brasileira. As peças de nossos autores foram muito bem aceitas tanto em Londres como em Portugal”, diz Tuna Serzedello, diretor do grupo teatral do Colégio São Luís e um dos coordenadores do projeto. “O Conexões abre portas para autores brasileiros no exterior, comprovando a qualidade dos textos”, comenta Laerte Mello, gerente cultural da Cultura Inglesa.

 As outras duas peças da Mostra são do inglês David Harrower (‘As Crisálidas’); e da jovem brasileira Mariana Marteleto (‘Flor da Pele’) – que estreia como autora, após participar do Projeto Conexões, nos anos de 2010 e 2011, como atriz integrante do grupo da Escola Superior de Artes Célia Helena. No dia 7 de novembro, a partir das 18h, durante o Fórum dos Grupos, haverá o lançamento do Livro “Conexões 2012 – Nova Dramaturgia para Jovens”- publicação bilíngue (português-inglês) das 4 peças escritas para o portfólio 2012.

No Brasil, o Conexões é resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís (integrante da Rede Jesuíta de Educação), National Theatre de Londres e Escola Superior de Artes Célia Helena. 

 

Processo

Antes de subir ao palco, os jovens atores do Conexões, de 12 a 19 anos, participaram de uma verdadeira maratona preparatória ao longo do ano: debates, workshops de imersão, encontros com os autores dos textos, ensaios das peças e oficinas. “O objetivo do projeto é estimular a interação entre teatro e educação”, diz Léo Pelliciari, coordenadora da Escola Superior de Artes Célia Helena. “O importante também é que há uma união de jovens de várias tribos, que trocam experiências de vida.”

O projeto National Theatre Connections existe há 18 anos na Inglaterra e já produziu mais de 100 peças teatrais. Anualmente o projeto reúne cerca de 3.000 jovens de diversos locais do Reino Unido. Hoje, o projeto também é desenvolvido em Portugal, Noruega, Itália e Geórgia. Muitos desses jovens fazem intercâmbio, como os do grupo Sandbach School, de Londres, que estiveram no Brasil para troca de experiências. Embora o projeto não tenha o objetivo de formar atores, alguns estudantes se profissionalizaram na área, atuando também no cinema, como a atriz indicada ao Oscar Keira Knightley, de Orgulho e Preconceito e da cinessérie Piratas do Caribe.

Confira as peças, os dias e horários no site do projeto Conexões.

 

Serviço:

Mostra Conexões – 8 a 11 de novembro

Teatro Cultura Inglesa – Unidade Pinheiros (Rua Deputado Lacerda Franco, 333)

Duração: Cada espetáculo tem duração aproximada de 60 min

Ingressos gratuitos (bilheteria abre 1 hora antes de cada apresentação)

 Fonte: Colégio São Luís