Unisinos promove 4ª edição dos “Encontros Nacionais do GT Histórias da Religião”

Tema desta edição será Memórias Narrativas nas Religiões e Religiosidades

 

fotoComeça nessa semana a quarta edição dos Encontros Nacionais do GT História das Religiões e Religiosidades, com o tema Memória e Narrativas nas Religiões e Religiosidades. O evento, que ocorre de 7 a 9 de novembro na Unisinos, tem como um dos objetivos oportunizar aos pesquisadores e à comunidade em geral um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências e conhecimentos sobre as religiões e religiosidades.
 
Promovido pelo departamento de História da Unisinos e pela Faculdade EST, juntamente com outros parceiros, o encontro trará o professor Ronaldo Vainfas (foto), que ministrará a conferência de abertura no dia 7 intitulada “Judaísmo e martírio: Isaque de Castro entre a memória e a história”. Vainfas, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, é professor titular da Universidade Federal Fluminense. 
 
Outro nome que destacamos é o de Ricardo Mariano, professor da PUCRS e graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, onde também realizou o mestrado e doutorado em Sociologia. Ele participará da Mesa Redonda 5 “Memórias e Narrativas: Religião e Política nas sociedades latino-americanas contemporâneas”. Juntamente com ele, estarão Oneide Bobsin  (EST) e Aldino Segala (Unisinos).
 
Às 18h30 da quinta-feira ocorrerá a palestra com Pablo Wright (UBA) sobre as “Narrativas de la modernidad religiosa contemporânea:las nuevas tradiciones de lo antiguo”. Wright é antropólogo e professor na Universidade de Buenos Aires.
 
No último dia do evento ocorre a mesa redonda 8 “Memórias e Narrativas nas Religiões Islâmica, Judaica e Orientais”, com os palestrantes Faustino Teixeira (UFRJ) e Martin Norberto Dreher (IHSL).
 
Faustino Teixeira é um importante colaborador do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Ele é professor do programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, pesquisador do CNPq e consultor do ISER-Assessoria. É pós-doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. 
 
Também nesse dia, Emerson Giumbelli, professor da UFRGS, que atua no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, participará da mesa redonda “Espiritismo e Práticas Rituais”. Junto com ele estará Beatriz Teixeira Weber (UFSM) e Artur Cesar Isaia (UFSC).
 
folder
 
Fonte: IHU On-line