Jovens destacam aprendizado durante curso

Adolescentes e jovens comemoram a conclusão do curso "Informática e Cidadania" na Caju

No dia 26 de outubro, 100 adolescentes e jovens concluíram o curso “Informática e Cidadania”, e o momento foi de comemoração. Esta é a 27ª turma que completa o curso oferecido pela Caju (Casa da Juventude Pe. Burnier) em turmas no matutino e vespertino. Mais do que conhecimentos em informática, o curso que durou três meses, possibilitou aos jovens o aprofundamento dos direitos da juventude e aspectos de cidadania, além de receberem formação para o mercado de trabalho e para a vida.

A jovem Patrícia Araújo de Jesus, de 24 anos, é uma das concluintes do curso nesta turma. Ela conta que tinha aversão a computador “Venci uma fobia”. Segundo ela, essa resistência já havia lhe custado vagas de emprego e o curso vai ajudar a mudar essa situação. Patrícia relatou que tinha nova entrevista de emprego marcada e que se sentia mais tranquila para novas tentativas.

O adolescente Erisvan de Sousa, de 15 anos, tinha um conhecimento inicial em informática, mas, segundo ele, o curso serviu para aprofundamento em alguns elementos do pacote MS Office. Ele afirma que, futuramente, pretende se formar em algum curso de nível acadêmico na área de informática e destaca a possibilidade grande de cursos que a Casa da Juventude oferece. Erisvan também participa da Escola Bíblica da CAJU

Grupo psicoeducativo

Alguns alunos do curso de Informática participaram, também, dos grupos psicoeducativos coordenados pela psicóloga Eliana Porto. A atividade paralela tem o objetivo de ajudar os jovens no autoconhecimento e na conquista de habilidades sociais, com reflexões sobre projeto de vida, amadurecimento e expressão de sentimentos. Matheus Santos Sousa, de 15 anos, participou do grupo e destaca a importância dos momentos para desinibição: “Levo uma experiência que não teria em outro lugar”, ressalta.

Veja as fotos da formatura das turmas do matutino e do vespertino.

Fonte: Caju