PUC-Rio realiza o II Simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger

Tema será dividido em eixos temáticos e de comunicações

 

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI, com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através de seu Departamento de Teologia, promoverá nos dias 8 e 9 de novembro de 2012, no Campus da PUC-Rio, o II Simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger. Tomando como base a indagação sobre “o que faz o ser humano, humano”, o título deste II Simpósio será: Humanização e sentido da vida. Divididos em eixos temáticos e de comunicações: filosófico-teológico; midiático; expressões culturais; socioeconômico; técnico-científico.
 
Este Simpósio herda a experiência do primeiro realizado na cidade de Bydgoszcz, na Polônia, nos dias 27 e 28 de outubro de 2011. Os organizadores do evento estimam reunir reitores de prestigiosas universidades do Brasil e de outros dez países como membros do comitê científico, o qual é presidido pelo Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Reitor da PUC-Rio.
 
A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI foi criada em 1º de março de 2010, com a finalidade de promover o conhecimento e o estudo da teologia, e a premiação de pesquisadores e a organização e a realização de eventos de alto valor cultural e científico.
 
Entre os personagens mencionados na programação, destaca-se a presença do Cardeal Dom Cláudio Hummes, que fará a primeira conferência, assim como do Comitê Honorário composto por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de Rio de Janeiro e Mons Giuseppe A. Scotti, Presidente da Fundação Joseph Ratzinger. Os Arautos do Evangelho estão envolvidos na organização do evento.
 
Uma das motivações para a realização do Simpósio no Rio de Janeiro é a visita do Papa Bento XVI à cidade, em virtude da Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013.
 
foto