Eu quero S.E.R


No mês de outubro, os alunos do Ensino Fundamental fizeram um lanche diferenciado e mais saudável. Uma salada de frutas coletiva foi feita com a contribuição de todos os alunos, cada um trouxe uma fruta, assim todos montaram sua salada de frutas de acordo com as preferências.

Essa ação faz parte do projeto “Eu quero S.E.R (Saudável, Equilibrado e Renovado)” e surgiu a partir da necessidade do Colégio Santo Inácio, localizado em Fortaleza (CE), de aprofundar a discussão com a comunidade Inaciana, sobre a saúde em suas várias vertentes (Mental, Física e Emocional).

Através da percepção sobre as mudanças no modo vida do homem, neste início de século, foi possível chegar a conclusão que as pessoas estão mais preocupadas com o ter em detrimento do ser (o bem estar e a qualidade de vida). O homem pós-moderno, devido ao seu estilo de vida, não demonstra saber lidar com o corpo, a alma e o espírito.

Diante desse quadro, o Colégio Santo Inácio criou em 2012, o projeto “Eu quero S.E.R.” acreditando que, individualmente e coletivamente, podemos fazer a diferença e viver de forma mais saudável.

Com a integração e colaboração dos professores de diversas disciplinas é possível desenvolver nos alunos uma dimensão maior sobre o estudo da saúde e seus recursos, auxiliando assim numa construção de uma consciência crítica, que o levará a ações concretas de mudança. A saúde deve ser trabalhada como tema transversal em todas as disciplinas de acordo com a dinâmica e as especificidades de cada segmento.

Não só no âmbito da alimentação o projeto se limita, muitas outras ações já foram realizadas, tais como: retiros espirituais, manhãs esportivas, caminhadas na praia, momentos de reflexão, celebrações, palestras, lanches saudáveis, entre outros.

Fonte: Colégio Santo Inácio