Morre um dos fundadores da Unisinos

Padre João Oscar Nedel foi o primeiro reitor da instituição

Um dos idealizadores da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), padre João Oscar Nedel, sj, faleceu no último sábado (20/10). O velório aconteceu no domingo (21/10), no Santuário Padre Reus, em São Leopoldo, seguindo de missa de corpo presente e, logo após, ocorreu a cerimônia de enterro. A Prefeitura Municipal de São Leopoldo decretou luto oficial de três dias.

Nos anos 60 do século XX, após retornar de seu  doutorado na Alemanha, lecionou no curso de História Natural de 1961 a 1971. Além de professor das disciplinas de Etologia, Biologia Geral e Biologia dos Insetos Sociais, exerceu as funções de presidente do então curso de História Natural e de diretor da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de São Leopoldo.

Em 1970, o padre tornou-se o primeiro reitor da Unisinos, jovem instituição que recém alcançara a autorização para atuar como universidade. Sua formação era de biólogo e seu foco de trabalho, estudos aprofundados sobre as abelhas. O nome de João Oscar Nedel prossegue como uma referência na Biologia brasileira.

Adaptado de: Unisinos