Ibirapuera recebe exposição “Esplendores do Vaticano”

Visitante pode conhecer mais de 200 itens, como obras primas de artistas como Michelangelo

 

 

foto
 
O pavilhão OCA, do Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe desde o fim do mês de setembro a exposição “Esplendores do Vaticano: uma jornada através da Fé e da Arte”. Pela primeira vez na América Latina, a mostra traz uma seleção de obras de arte e relíquias que ilustram mais de dois mil anos de história da humanidade. São 200 itens, entre obras primas de Michelangelo, Guercino, Bernini e outros, além de vestimentas, relicários, mapas, documentos e ambientes cenograficamente recriados, como o teto da Capela Sistina.
 
Os trabalhos artísticos são expostos em ordem cronológica e as coleções são organizadas em 11 galerias e ambientes onde, de forma dinâmica e interativa, os visitantes são levados a uma viagem pelas épocas de expressão que marcaram a história.
 
As galerias são: Diálogo Cristão Inicial entre a Fé e a Arte, com uma reconstrução do túmulo de São Pedro como foi encontrado em 160 A/C; A Ascensão da Roma Cristã, que explora a Idade Média e o período Bizantino; O Início do Renascimento, sobre a arte cristã na Roma Antiga; Michelangelo, que mostra a relação do Papa Júlio II e o famoso artista, além de suas mais conhecidas obras; A Basílica do Renascimento; Arte em Serviço da Fé; A Arte da Liturgia; Diálogo com o Mundo; Os Sucessores de Pedro; Arte e o Papado Contemporâneo; e Papa Santificado João Paulo II.
 
A exposição, organizada e divulgada pela “Congregazione per l%u2019Evangelizzazione dei Popoli”, do Estado da Cidade do Vaticano, está todos os dias, das 10 às 20 horas (acesso até às 19 horas) e aberta de segunda a sexta-feira, com horários exclusivos para grupos e escolas. Mais informações no site da exposição.