Sínodo sobre Nova Evangelização entra na semana final

No último dia 20 foi apresentado o esboço da mensagem final

 

fotoO Sínodo sobre a Nova Evangelização entra nesta semana na sua reta final. Os trabalhos prosseguem esta segunda-feira com a unificação das proposições por parte do Relator-Geral, do Secretário Especial e dos Relatores dos Círculos Menores. Esta é a programação seja na parte da manhã, seja na parte da tarde, que não prevê, portanto, congregação.
 
No sábado, foi apresentado o esboço da Mensagem final. Segundo o Presidente da Comissão encarregado dessa mensagem, Card. Giuseppe Betori (foto), trata-se de um documento muito aguardado, que permitirá às nossas comunidade ter uma visão completa dos temas tratados pela assembleia sob o ponto de vista pastoral. 
 
A mensagem deste Sínodo terá, relativamente às assembleias precedentes, a novidade de exortações específicas dirigidas aos continentes, tendo em conta que as situações são muito diferentes. Contudo, a visão global do Sínodo não perde de vista as diversidades e as situações particulares.
 
Com o objetivo de fazer sobressair as linhas essenciais e fundamentais sobre a nova evangelização, tal como estão sendo indicadas nestes dias os padres sinodais, o texto definitivo da mensagem levará em conta, portanto, todas as intervenções. Com efeito, a finalidade principal é apoiar e orientar o anúncio e o testemunho evangélico em todos os contextos. A apresentação e a votação da mensagem está agendada para a manhã de sexta-feira, 26 de outubro.
 
Para o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic, este primeiro esboço já é um texto “sólido e atraente”. 
 
Na terça-feira, 23 de outubro, serão eleitos três representantes para cada continente: África, América, Europa e Ásia-Oceania. Todos os membros deverão pertencer a países diferentes. Os trabalhos na Sala Sinodal serão retomados na terça pela manhã, com a apresentação das proposições. Segundo Dom Eterovic, foram apresentadas 326 propostas à Secretaria do Sínodo.