UNAM realiza colóquio sobre Francisco Clavigero

Obra do escritor jesuíta foi tema de evento no México

 

fotoEm ocasião do 225º aniversário do falecimento do jesuíta Francisco Xavier Clavijero (1731-1787), o Instituto de Investigações Histórias da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México) celebrou um colóquio internacional com a participação de pesquisadores da Espanha, Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.
 
Francisco Xavier Clavijero é conhecido por sua grande obra “História Antiga do México”, publicada em 1780, além de ter sido autor de outras obras como a “História da Baixa Califórnia”, “Diálogo entre Filaletes e Paeófilo” e “Breve Descrição da Província Mexicana em 1767”, livros esses que tiveram grande influência na cultura hispânica em várias gerações.
 
O último colóquio sobre Clavijero foi realizado há três décadas. “Já é tempo de revisar os estudos recentes sobre esse grande personagem da história mexicana”, afirmou Francisco Iván Escamilla Gonzáles, secretário acadêmico do Instituto de Investigações Históricas da UNAM. Junto com o colóquio foi inaugurada uma exposição com documentos originais do próprio Clavijero e seus jesuítas contemporâneos, onde se destacou o manuscrito original em castelhano da “História Antiga do México”.