VIII Simpósio Nacional sobre Teologia e Meio Ambiente será realizado na FAJE

Conferencistas do Brasil e do exterior estarão reunidos no evento que será transmitido pela TV Dom Total

A FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) realiza em Belo Horizonte o VIII Simpósio Nacional Teológico-Filosófico. O tema desta edição é “Filosofia, Teologia e Consciência Planetária: que fazemos com a Terra que Deus nos Confiou?”. Conferencistas do Brasil e do exterior estarão reunidos no Simpósio que será aberto ao público, nos dias 24 a 26 de outubro de 2012. O evento será transmitido ao vivo pela TV Dom Total.

A consciência planetária constitui um dos “Sinais dos Tempos”. Cresce na humanidade a percepção de que o ser humano é filho da Terra e responsável para que ela continue habitável.  Molda-se o Ethos da sustentabilidade, no empenho em garantir no presente e no futuro a continuidade da teia da vida, hoje, ameaçada.

Essa tarefa inclui não somente o “Tripé da Sustentabilidade” — econômico, social e ambiental, mas também assume atitudes pessoais e coletivas, visando a empreender ações políticas, resgatar as culturas, adotar uma espiritualidade integradora e ampliar a autocompreensão do ser humano. Ao incorporar o paradigma ecológico, a Filosofia repensa o antropocentrismo moderno. A Teologia cristã, por sua vez, revisita suas fontes e reelabora a relação entre Criação, História e Salvação. Estes saberes contribuem com sua palavra lúcida e iluminadora, neste decisivo momento histórico, após a cúpula dos povos e o evento intergovernamental da Rio + 20.

O VIII Simpósio Nacional Filosófico-Teológico tem como objetivo articular essa teia de questões e de saberes, na perspectiva do humanismo cristão que apela para a consciência e a responsabilidade em relação ao Planeta Terra.

Para saber mais acesse: http://www.faculdadejesuita.edu.br/eventos/index.php?evento=1

Fonte: http://www.domtotal.com