Reflexão com debate


No mês de setembro o Colégio São Francisco Xavier realizou o projeto Reflexão com Debate. Nesta edição o tema foi “O Jovem e a Política”. Alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e antigos alunos da instituição também participaram da atividade.

O projeto Reflexão com Debate propõe um tema específico aos alunos que recebem um material básico para uma leitura prévia. No dia a atividade se inicia com discussões pontuais em pequenos grupos para, então, em um segundo momento, realizar-se uma grande partilha com todo o grupo. Esta edição do projeto teve duração de três horas.

O projeto possibilita uma troca de ideias entre alunos, professores, além de expressar diferentes pontos de vistas sobre um mesmo tema, o que auxilia no desenvolvimento do cidadão. “O 'Reflexão com Debate' é o espaço onde o aluno fala, e não o professor. Depois de ouvir todos os dias explicações, é bom ter um momento em que nós opinamos, sem certo ou errado. Assim, aprendemos de uma forma diferente, fazendo uma das coisas de que mais gostamos: conversar”, disse a aluna Karina Ferrara Barros.

O tema desta edição foi a relação do jovem com a política e todas as suas dimensões. A política foi debatida em seus aspectos mais complexos, como a situação política atualmente, além disso, os alunos puderam dar sugestões para o grêmio do colégio. “Através do encontro de ideias e exposição de opiniões, os presentes puderam melhorar suas concepções sobre a política atual. Além disso, foram propostas sugestões ao grêmio estudantil do Colégio, visando uma melhor integração entre os alunos, grêmio e direção”, afirmou a aluna Gabriela Scaranto.

Fonte: Colégio São Francisco Xavier