Proposta de Leitura


O projeto “Paradidáticos em Ação: Uma Proposta de Leitura”  visa somar e aprimorar o vocabulário dos alunos, do Colégio Diocesano (PI), em relação à Língua Inglesa motivá-los no acesso a outras culturas e promover um programa de ensino de línguas comprometido com o desenvolvimento comunicativo dos alunos tendo como eixo o texto, tanto oral quanto escrito.

Fazem parte do projeto Paradidáticos em Ação alunos da 7ª série do Ensino Médio da disciplina de Inglês. “Eles desenvolvem o projeto em três etapas: Observação de aulas e atividades de leitura, análise de relatórios de reunião e dos roteiros de teatro produzidos pelos grupos durante os ensaios das dramatizações e avaliação de desempenho comunicativo dos alunos em língua inglesa em um festival de leitura”, explica o professor André Castelo Branco, idealizador do projeto.

Na primeira etapa, são realizadas leituras de paradidáticos que representam clássicos da literatura americana e/ou inglesa, realizadas em laboratório.  Na etapa seguinte, o total de dez grupos irão apresentar, em inglês, um roteiro de teatro sobre o capítulo do paradidático escolhido para apresentação.

A terceira e última etapa é a culminância do projeto, quando será realizado um festival de leitura, dramatizada em língua inglesa, intitulado “Festival Paradidáticos em Ação” que acontecerá entre os dias 29 e 31 de outubro, das 19:00 às 21:30, onde os alunos deverão expor à comunidade estudantil, professores e pais, seu nível vocabular, valores, ideias e conhecimentos linguísticos da língua inglesa desenvolvidos e adquiridos durante estudos teóricos e práticos de uso desta língua.

Fonte: Colégio Diocesano