Dias de Formação

Durante dois meses alunos do Colégio Loyola realizaram atividades de convivência e reflexão

 

Cada aluno, professor, coordenador ou amigo necessita relacionar-se diariamente com os outros. Por isso, a convivência é essencial para incrementar valores humanos, sociais e pessoais de qualquer pessoa. Seguindo essa linha de pensamento, os alunos do 7º Ano participaram do DDF (Dias de Formação) durante os meses de agosto e setembro, em Vila Fátima.

Com a proposta de estimular o processo da convivência, sobretudo entre os colegas de sala, o DDF do 7º Ano reuniu reflexões, discussões e outras atividades feitas num total de seis encontros. Após um dia inteiro em Vila Fátima, os estudantes foram preparados para a confecção de camisetas, desenvolvendo ainda mais o convívio entre grupos.

Diferente da edição passada, o DDF de 2012 contou com um momento de deserto em dupla. Após a tradicional reflexão individual, os alunos se juntaram em pares e elaboraram orações sobre o perdão e o agradecimento. O compartilhamento e leitura das meditações ocorreram na capela de Vila Fátima.

Em grupo, os estudantes participaram da análise de caso, em que uma situação conflituosa do dia a dia foi o assunto principal. Ainda antes da produção das camisas, todos os presentes assistiram a um vídeo que fez intertextualidade com o texto bíblico do Bom Samaritano, levando ações positivas de convivência e ajuda.

Cláudia Morávia, coordenadora do 7º Ano, acredita que a atividade do DDF foi realizada com o propósito de ajudar o aluno a se desprender da “zona de conforto”, vivenciada diariamente. A coordenadora declara, ainda, que há uma proposta para a reutilização das camisetas para as tradicionais assinaturas no final do ano letivo.

Fonte: Colégio Loyola