Aplicativos possibilitam novas formas de ler a Bíblia

Internet disponibiliza série de versões online da Bíblia

 

foto
 
O constante avanço das tecnologias digitais possibilita que a Bíblia torne-se cada vez mais acessível aos católicos conectados ao mundo digital. Atualmente, estão disponíveis na internet versões online da Bíblia, bem como, Liturgia diária e Liturgia das Horas, Orações e Ofícios. Dentro desse universo, hoje, os católicos podem fazer uso também de aplicativos da Bíblia para smartphones e tablets, que permitem uma maior comodidade de conexão, com facilidade e baixo custo. 
 
Padre Vicente Fernandes, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), faz uso constante dos aplicativos da Bíblia e Liturgia das Horas. “Os aplicativos nos possibilitam uma conexão mais rápida com as informações, e, nesse caso, com a Palavra de Deus, pois podemos acessar os textos bíblicos em qualquer lugar. Acredito que a Igreja seja assertiva em utilizar as novas tecnologias para evangelizar, pois é preciso que ela esteja inserida em todos os meios”, destaca.
 
Entre os jovens católicos, o uso das novas tecnologias é muito comum. Este é o caso de Éden Guerra, administrador e vocalista da Banda Divina Luz. Segundo ele, o mundo atualmente proporciona inúmeras facilidades em diversos setores, e uma delas, é a busca de Deus nas tecnologias. “Na minha opinião, ler a bíblia pela internet, smartphone, celular, notebooks ou trablets, tem a mesma finalidade e entendimento que na impressa. Ando com minha Bíblia dentro do carro, mas também com o aplicativo no meu tablet, que possibilita o estudo todos os dias, em qualquer lugar. Para mim, a palavra de Deus é a mesma em todos os lugares e formas em que ela se apresenta”, ressalta.
 
Segundo a mensagem do Papa para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado este ano, os novos meios de comunicação são um “verdadeiro dom para a humanidade” e, por isso, devem ser postos ao serviço de todos os seres humanos. Ainda na mensagem, Bento XVI diz que as novas tecnologias tem um “potencial extraordinário”, quando usadas para favorecer a compreensão e a solidariedade humana.
 
Alguns aplicativos
Pocket Terço – Aplicativo gratuito para Iphone, que permite o acesso a liturgia diária, orações, bem como, uma opção para recitação do Santo Terço.
 
YouVersion Bíblia – Aplicativo gratuito da Bíblia para smartphones que possuem tecnologia Android. Contém todos os livros da Bíblia, e possui a opção de ouvir os textos bíblicos em áudio.
 
Fonte: Rádio Vaticana