Província da Austrália ganha registro histórico

Site reúne informações e fotos das missões no país

 

foto
 
A internet pode oferecer a instituições como a Companhia de Jesus a oportunidade de dar ao público em geral informações que por vezes permaneceram ocultas em arquivos históricos por muito tempo. E o arquivo online dos jesuítas da Irlanda, que cobre a história da Companhia de 1575 a 1980, oferece agora material relativo a missão da província australiana, que inclue fotografias das primeira igrejas e colégios, cartas relacionadas com a missão e suas atividades, além de mapas e publicações. 
 
O acervo reconta a história da missão da Austrália entre 1865 e 1931. Os primeiros jesuítas que chegaram na Austrália foram com o propósito de estabelecer uma sólida comunidade católica e uma rede educativa. Para isso, fundaram primeiramente colégios em Melborne e Sydney, em 1865. Em 1901 as missões irlandesas e australianas se uniram para continuar a mesma atividade. Após isso, em 1931, a Cúria Romana elevou a vice-província da Austrália em província.
 
O padre Austin Kelly foi o primeiro provincial. A nova província ainda abriu colégios e universidades pro todo o país, solidificando a missão australiana e expandindo até a Índia. O material pode ser consultado no site.