Centro Magis de Juventude celebra o Círio de Nazaré

"Lucernário" reuniu cerca de 70 pessoas que fizeram orações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma procissão, que acontece há mais de 200 anos, e reúne cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos na cidade de Belém (PA). O Círio é uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, mãe de Jesus Cristo. Este á um dos eventos mais importantes da religião católica, no ano de 2004, foi considerado como patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em comemoração a esse momento tão especial, o Centro Magis de Juventude (CMJ) realizou, no dia 5 de outubro, uma atividade em preparação para o Círio de Nazaré. O “Lucernário Círio de Nazaré: Uma experiência humana e espiritual” reuniu cerca de 70 pessoas entre jovens do CMJ, familiares e a comunidade. Todos homenagearam Nossa Senhora do Nazaré, através de orações, reflexões e leituras de passagens bíblicas.

O evento foi realizado pela primeira vez no CMJ e até a cantora paraense Carolina Baía participou da celebração. O nome Lucernário faz alusão às luzes que se acendiam ao fim do dia. Este rito tem a luz como centro, no qual os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia, além de suplicar a proteção de Deus durante a noite.

Fonte: Centro Magis de Juventude/ Fotos: Thalmus Gama