JMJ RIO2013: voluntários foram equipe de saúde

Área médica será especializada em atendimento médico e ambulatorial

 

foto
 
Em julho de 2013, o Rio de Janeiro receberá a Jornada Mundial da Juventude. E entre as dúvidas mais comuns está o serviço de saúde. Para isso, está sendo formada uma equipe especializada em atendimento médico e ambulatorial.
 
O voluntário Pedro Spineti foi convidado a escrever um projeto para a equipe da área médica. De acordo com ele, esta equipe será formada para servir em postos de atendimento médico, próximos as paróquias, e essa divisão será feita por forania. “Este posto será localizado em uma paróquia e terá uma equipe de um médico, um enfermeiro e dois socorristas”, completou Pedro.
 
Para ele, atendimento médico na própria paróquia é uma forma de acolhida ao peregrino, que não precisará se deslocar para ser atendido. Esses postos atenderão, principalmente, problemas gastrointestinais, viroses respiratórias, dores de cabeça, doenças relacionadas ao clima, portanto, eles se caracterizarão por um atendimento ambulatorial. Caso haja peregrinos que necessitem de avaliação complementar, eles serão encaminhados a uma unidade de emergência para o atendimento necessário. Em casos de emergência graves será acionado o SAMU.
 
O responsável pela equipe de saúde faz ainda um apelo. Ele pede que profissionais da área da saúde se voluntariem, pois ainda há poucos profissionais de saúde inscritos. Pedro acrescenta que, apesar de os registros desses profissionais serem regionais, esses profissionais podem, sim, atuar na cidade do Rio de Janeiro, ou em qualquer outro estado, temporariamente, ou seja, por um prazo de até 90dias, sem precisar transferir o registro. Para isto, eles, apenas, devem comparecer ao conselho e tirar um visto na carteira profissional.
 
Este procedimento é realizado no mesmo dia e este profissional da área de saúde já poderá atuar com o seu registro de origem.
 
Fonte: Rádio Vaticana