Exposição em SP mostra a história dos esportes praticados no Colégio São Luís

Conjunto Nacional recebe mostra fotográfica sobre a História do Esporte no último século

A mostra fotográfica “História do Esporte” retrata várias modalidades esportivas praticadas no Colégio São Luís, desde 1919 até o início do século XXI. Ao todo são 50 fotografias, que retratam toda a trajetória dos esportes praticados na instituição, entre eles estão basquete, futebol, tênis de mesa, salto com vara, vôlei, entre outros.

A mostra reúne fotos raras como a de uma partida de tênis de mesa datada de 1928. O Colégio São Luís é um dos mais tradicionais da capital paulista, foi fundado em 1886 e faz parte da história da cidade de São Paulo. Junto com essa mostra, que traz um panorama da história dos esportes, é possível analisar também o contexto, a época e a sociedade onde eles estavam inseridos, revelando assim um retrato daqueles tempos.

O trabalho de pesquisa das fotos e de suas descrições foi realizado pelo professor Gilberto Teixeira, de História, e pela bibliotecária Gladis Schmidt. As imagens fazem parte do acervo que o Colégio está organizando para transformar os arquivos em um Centro de Memória.

“O objetivo é mostrar para a população o rico acervo esportivo do São Luís, que traduz a história e a tradição do colégio no incentivo ao esporte, em várias modalidades”, explica Gladis, organizadora da mostra. Abaixo de cada foto da exposição há um relato sobre aquele momento histórico. Para isso, segundo Gladis, foram entrevistados professores, antigos alunos e envolvidos, além disso, foram realizadas pesquisas em várias publicações esportivas do último século.

Para conhecer um pouco do que será a mostra, basta acessar o hotsite www.saoluis.org/historia-esporte/linha-do-tempo.html ou a página do Facebook, que conta a história por meio de uma linha do tempo.

 

Mostra fotográfica “História do Esporte no Colégio São Luís”

De 8 a 13 de outubro, diariamente das 9 às 22 horas

Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073 – Cerqueira César

Entrada Gratuita