BAM e CVX firmam parceira

A proposta é criar um plano de colaboração na América Latina

O membro do Conselho Executivo Mundial da CVX* (Comunidade de Vida Cristã) da região da América Latina, Mauricio López Oropeza, participou do encontro interinstitucional da Equipe Itinerante (EI), para aprofundar as relações que estão sendo construídas entre a CVX, a EI e a Região Brasil-Amazônia (BAM) da Companhia de Jesus.

O encontro aconteceu entres os dias 23 de agosto e 3 de setembro, na Região Amazônica. Um dos objetivos da visita de Maurício foi olhar de perto a realidade da região, que engloba belezas naturais, mas também a exploração desses recursos, além das desigualdades sociais existentes.

“Esta visita nos permitiu colocar nossos olhos no mistério e complexidade do território Pan-Amazônico, conhecer a fundo a perspectiva teológico-pastoral da EI, e sentir-nos Igreja em uma proposta contracultural, que busca ser um testemunho de um modo de ser Corpo na missão”, afirmou Maurício.

A aproximação da Equipe Itinerante com os trabalhos da BAM foi um dos pontos abordados nesta visita do membro do Conselho Executivo Mundial da CVX a região. “O desejo era que todas estas instituições se enquadrem em uma tentativa de relação mais direta e ativa entre esta região e a CVX em seus vários níveis. Tive a oportunidade de compartilhar a fundo, sentir a fraternidade, e trabalhar com o Superior Regional, Pe. Adelson, onde avançamos na construção de um plano de trabalho conjunto que servirá como base para a colaboração a longo prazo”, concluiu Maurício.

*A Comunidade de Vida Cristã (CVX) é uma comunidade mundial composta por grupos comprometidos a respeitar um modo de vida e a fazer a integração da comunidade com a espiritualidade inaciana.