Jesuíta irlandês é premiado pelo governo francês

Conor Harper foi homenageado pelo destaque na difusão da cultura francesa

 

fotoO jesuíta irlandês Conor Harper (foto), recebeu um dos mais prestigiados prêmios que o governo francês pode conceder. Ele foi nomeado Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras), uma dos quatro “ordens” da República Francesa. O objetivo do prêmio é homenagear aqueles que se destacaram pela sua obra artística ou literária, ou que tenham contribuído para a difusão da cultura francesa no mundo. 
 
Por mais de 40 anos, Conor tem promovido a cultura francesa na Irlanda e em outros países através do ensino da língua francesa para os jovens. Desde 1976 ele tem sido capelão da comunidade francesa em Dublin. Também é representante da Aliança Francesa, uma organização para a promoção da cultura francesa e de organizar o intercâmbio cultural entre a Irlanda e a cultura do mundo de língua francesa. 
 
Conor recebe regularmente convites para rádio francesa e entrevistas de TV em eventos irlandeses de interesse global. O P. Conor, atualmente vigário na paróquia de Donnybrook, em Dublin, disse que a honra, na verdade, pertence à Província irlandesa da Companhia de Jesus, que o enviou a este campo de estudo. A insígnia da Ordem será conferida pelo embaixador francês, durante uma cerimônia oficial em Dublin, ainda no mês de outubro.