Fé e Alegria de João Pessoa comemora um ano

Aniversário foi celebrado com o I Festival de Cultura, Arte e Meio Ambiente e reuniu mais de 250 pessoas

Em setembro, o Fé e Alegria de João Pessoa comemorou um ano de existência. Para celebrar essa data especial foi organizado o I Festival de Cultura, Arte e Meio Ambiente do Fé e Alegria-Paraíba. O evento aconteceu no Centro Social Urbano de Mandacaru com oficinas pela manhã e apresentações artísticas durante todo o dia.

O Meio Ambiente foi escolhido como um dos temas do festival graças à diversidade existente na capital paraibana. A cidade é considerada a 2ª mais verde do mundo, apresentando ecossistemas diversos como litoral, área de mata atlântica e mangue, que inclusive é o ecossistema que cerca a área onde Fé e Alegria se localiza.

Com o intuito de apresentar a importância da harmonia do homem com o meio ambiente, Fé e Alegria promoveu ações que fundamentaram a importância da valorização e da preservação das riquezas culturais e naturais da região.

Durante a semana do dia 22 de setembro, foram realizados debates, leituras e apresentações de músicas e vídeos. Além da oficina ‘Planeta Terra, nossa casa’ ministrada para crianças, onde foram feitas atividades de pinturas e desenhos relacionados com o tema. Foi utilizado como base para esta oficina o filme “Um plano pra salvar o planeta”, da Turma da Mônica; As músicas “Rega”, de Patati Patatá e “Terra, planeta água”, de Guilherme Arantes, além de dois livros: Planeta Terra e A menina que desenhava.

Cerca de 250 pessoas prestigiaram o evento que contou com a participação de grupos locais como o CRC (Centro de Referência da Cidadania/Bairro de Mandacaru); o EMLUR (Empresa Municipal de Limpeza Urbana da prefeitura de João Pessoa); o Grupo de idosos (Bairro do Padre Zé); Grupo de teatro Piolim (Bairro do Roger); Grupos culturais de dança, teatro e violão do projeto Construindo Espaços de Promoção Social (Fé e Alegria) e o trio de forró pé- de-serra.

Para concluir o evento todos cantaram “Parabéns pra você” e se deliciaram com o bolo. Além disso, aconteceu uma exposição de artesanatos e comidas típicas, ambos produzidos por familiares envolvidos no projeto.

Fonte: Fé e Alegria de João Pessoa