Redes sociais será o tema da Jornada Mundial das Comunicações

Evento será realizado em maio de 2013

 

fotoRede Sociais: este o tema da 47ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais de 2013. Com a adopção deste tema o Papa Bento XVI pretende chamar a atenção para um dos maiores desafios da evangelização nos dias de hoje: o âmbito digital. 
 
Os elementos de reflexão lançados, a este respeito, são numerosos e importantes. Por exemplo: num tempo em que a tecnologia tende a transformar-se no formato de relação de muitas experiências humanas, é necessário perguntarmo-nos se poderá a tecnologia ajudar o ser humano a encontrar a fé em Jesus Cristo?
 
Já não basta adequar a linguagem evangélica a estes meios, é necessário poder apresentar o Evangelho como a resposta a uma perene questão de sentido da vida e de fé, que emerge também na internet e nela faz o seu caminho. Já não se trata apenas de utilizar a internet como um meio de evangelização mas de o evangelizar, tendo em conta que a vida dos homens e das mulheres de hoje se exprime também através do ambiente digital. É necessário ter em conta, em particular, o desenvolvimento e a grande popularidade das “redes sociais”, que consentiram a acentuação de um estilo dialógico e interactivo na comunicação e nas relações.
 
A Jornada Mundial das Comunicações Sociais, única jornada mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II é celebrada em muitos países, sob recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede o Pentecostes. Em 2013 será em 12 de maio. A mensagem do Santo Padre para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, é tradicionalmente publicada a 24 de janeiro na festa de S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.