Síria: Cristãos sempre serão construtores de paz

Cardeal Tarsísio Bertone em entrevista para diário espanhol

 

fotoOs cristãos presentes na Síria sempre serão “construtores de paz e artífices de reconciliação”. Palavras do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone (foto), em entrevista ao jornal espanhol ´´La Vanguardia´´, publicada no dia 23 de setembro.
 
Segundo o Cardeal, a promoção da liberdade religiosa é a melhor garantia para o progresso da sociedade, e a diminuição da presença cristã no Oriente Médio não é “nociva somente para a Igreja, mas para toda a sociedade, como reconhecem inclusive muitos muçulmanos”. 
 
Referindo-se à visita do Papa ao Líbano, o Cardeal Bertone expressou toda a sua preocupação pela guerra na Síria, que já provocou quase 30 mil mortos. “É uma crise complicada, que não coloca em perigo somente a comunidade cristã, mas toda a sociedade. Os cristãos na Síria sempre serão construtores de paz e artífices de reconciliação.” E renovou o apelo para o fim das violências e para que se dê prioridade à via do diálogo e da reconciliação. 
 
´´É importante preservar a unidade do país, em que todos, inclusive as minorias, tenham um papel fundamental para contribuir para o bem da sociedade.” 
 
Sobre a primavera árabe, o Cardeal Bertone afirmou que, mesmo sem o entusiasmo inicial, os movimentos no mundo árabe devem ser vistos mais do que como um risco, uma oportunidade e um desafio. 
 
“Em muitas mudanças que se veem, afirmou, está na origem um desejo de maior justiça e participação na vida política — elementos que encontram grande sintonia com os valores promovidos pelo Cristianismo´´, da dignidade da pessoa à importância da família. 
 
Fonte: Rádio Vaticana