Colômbia: Migrantes e Nova Evangelização

Semana Nacional do Migrante terminou com debate

 

fotoConcluiu-se este domingo, em toda a Colômbia, a Semana Nacional do Migrante, celebrada de 16 a 23 de setembro. Por ocasião deste evento, a Comissão Pastoral de Mobilidade Humana da Arquidiocese de Bogotá realizou o VII Fórum de “Acompanhamento Psicossocial: Estratégias para a Nova Evangelização”.
 
O encontro buscou sensibilizar a comunidade em geral sobre a realidade da migração e do deslocamento forçado na Colômbia, especialmente os requerentes de asilo e refugiados. O tema do Fórum foi discutido à luz da Mensagem de Bento XVI, que para este ano de 2012 propôs “Migrações e Nova Evangelização”. 
 
A Semana Nacional do Migrante se realiza na Colômbia há mais de 15 anos, no mês da Bíblia, coordenada pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS/Cáritas Colombiana) e pela Arquidiocese de Bogotá. O tema proposto este ano pela Igreja Católica foi “Quando migrar é a única oportunidade, a Igreja atua com fraternidade”.
 
No subsídio preparado para esta celebração, se recorda que o deslocamento forçado é uma das características elonquentes da sociedade colombiana. “Primeiro, foi o processo de industrialização do país, que favoreceu a migração de inúmeras pessoas da zona rural para as grandes cidades. Depois, a violência de natureza política, que eclodiu no país pouco antes da metade do século passado. Hoje em dia, a realidade um conflito armado que parece não ter fim. A isso, se acrescentam mais de quatro milhões de colombianos que residem fora do país, em busca de uma vida mais digna.”