Experiência Mística e Psicanálise

Curso em Itaici trabalha a relação entre a experiência mística, a psicanálise e os delírios psicóticos

Os místicos frequentemente descrevem a sua experiência de união amorosa com Deus lançando mão de uma linguagem nupcial ou mesmo francamente erótica. Os psicóticos, por sua vez, não raro conferem aos seus delírios paranoicos um conteúdo religioso. O santo e o louco olham, pois, um para o outro. O que a psicanálise tem a dizer a respeito?  “Como distinguir uma experiência mística autêntica de uma vivência psicótica?”

Para responder a esta pergunta, a Casa de Retiros Vila Kostka promove o curso “Experiência Mística e Psicanálise”, orientado pelo padre jesuíta Ricardo Torri de Araújo, psicólogo, mestre em Psicologia e doutorando em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O curso será realizado entre 9 e 11 de novembro. Os temas abordados serão: A experiência mística; Freud e a experiência mística; O caráter erótico da experiência mística; O caráter unitivo do impulso erótico; O caráter materno da união mística; O caráter religioso dos delírios psicóticos; A experiência mística como forma substitutiva de satisfação sexual; A experiência mística como vivência regressiva de tipo psicótico; Para um discernimento entre a experiência mística autêntica e a vivência psicótica. A taxa total custa R$ 189 e inclui a inscrição mais hospedagem.

 

Serviço

Curso: Experiência Mística e Psicanálise

Orientador: Pe. Ricardo Torri de Araújo, sj

Local: Casa de Retiros Vila Kostka

            Rodovia José Boldrini, 170 – Vila Kostka

            Bairro Itaici – Indaiatuba/SP

Data: de 9 a 11 de novembro

Inscrições e informações: (19) 2107-8501 / 2107-8502

                                                secretaria@itaici.org.br

                                                www.itaici.org.br

Valor (inscrição + hospedagem): R$ 189