Fazendo o bem

Alunos do CSI vão trabalhar em hospitais públicos.

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio (CSI), do Rio de Janeiro, começarão a trabalhar como voluntários no Hospital Miguel Couto e no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, em setembro. Para isso, eles fizeram um curso de treinamento com uma dupla de palhaços do grupo Medicina do Riso, na tarde de 15 de agosto. Trabalhando aspectos lúdicos, os instrutores estimularam o autoconhecimento dos participantes, essencial para a incorporação de personagens.

A exploração do lúdico, chegando até ao ridículo, leva ao desprendimento do ego”, comentou a assessora de Responsabilidade Social do colégio, Juliana Lima, que também participou do treinamento.

Além de noções de representação teatral e informações sobre o ofício do palhaço, os jovens fizeram exercícios de expressão corporal, trabalhando dos pés à cabeça. A última atividade foi o nascimento do personagem – a etapa mais marcante e importante do treinamento, segundo o idealizador do grupo, Luís Godoy.

Os alunos farão o trabalho voluntário nos hospitais por meio da ONG Associação Saúde Criança Responder.

Texto adaptado: Colégio Santo Inácio (http://www.santoinacio-rio.com.br/Site/index.php?option=com_content&view=article&id=362:curso-para-voluntarios&catid=34:laranja)